FASE DE RECUPERAÇÃO PÓS-FÉRIAS (passo a passo)
Boas malta!
FÉRIAS! Que palavra tão linda. Seis letras que conjugadas de maneira correta são capazes de preencher os nossos pensamentos de forma tão intensa... E para mim: Férias são mesmo Férias!
Pois é caros amigos, passei 16 dias a fazer absolutamente nada, e quando digo nada... é mesmo nada.
Nada de treinos, trabalhos ou cuidados alimentares. Sem suplementos, "shakers" ou ténis de corrida.
E comer? Essa também é fácil: O que (e quando) me apetece.
E perguntam muitos escandalizados: "então mas tu não promoves exactamente o contrário?"
Gostava realmente de responder a esta questão, uma vez que fui abordado pessoalmente por duas vezes nas minhas férias (uma a beber um gin tónico e outra a comer um hambúrguer).
A resposta é simples:
Não. O que eu faço é mostrar a todos (e já faz algum tempo) o dia a dia do comum dos mortais, mortal este, que tem como objectivo adquirir passo por passo um estilo de vida mais saudável. O que muitas das vezes é esquecido é que é saudável, repito: é saudável ter férias (de tudo!). Eu pelo menos funciono e penso assim. O que é realmente complicado é trocar os tempos, transformando as férias em 350 dias anuais e o tempo normal em 15.
Se porventura alguém se enquadra nesta situação, aconselho a ficar-se por aqui e ler o resto do texto, quem não concorda, pode ler na mesma e perceber o que nós, "comuns dos mortais" fazemos daqui para a frente!
Recuperação
Este é o nome que dou a esta fase. Dura aproximadamente 2 meses, dividindo-se em duas partes (um mês cada uma).
Mês 1:
1) Desintoxicação (15 dias):
- Apostar fortemente na hidratação muscular, 3 a 4 litros de água diários.
- Equilibrar os níveis de pH sanguíneo, 2 copos de limonada por dia, nem sabe o bem que lhe fazia
- Redução dos teores calóricos totais, cortando a ingestão de gorduras e calorias ocas (do álcool) e reduzindo gradualmente os hidratos de carbono.
2) Recuperação cardiovascular (30 dias):
- Duarante os primeiros 15 dias começar com corridas de evolução gradual. Saltos, agachamentos simples, subir e descer escadas e desporto, são alguns exemplos do que faço.
- Na segunda quinzena aumentar fortemente o ritmo. Sprints, Burpees, treinos Hiit (alta intensidade) ou tabata são muitos dos exemplos possiveis. Na ultima semana costumo combinar um destes treinos com futebol. Por esta altura o meu nível cardiovascular já deve estar recuperado.
Mês 2:
1) Regresso da suplementação (30 dias):
- Começo por inserir o multivitamínico e a Whey Protein. 2 cápsulas de vitaminas diárias e 2 scoops de whey (um pré e outro pós-treino).
2) Recuperação muscular (30 dias):
- As primeiras duas semanas passam por activar a memória muscular corporal. Treinos intensos com cargas baixas, pouco descanso e muitas repetições são a primeira fase do processo.
- Nas duas semanas seguintes, o foco passa a ser a recuperação da força. Muitas séries de poucas repetições, aumentando a carga até não dar para mais. É importante que na ultima semana (pelo menos) o treino seja feito com algum personal trainer ou colega de treino para que as cargas máximas possam ser excedidas, obrigando o corpo a ultrapassar limites que não eram alcançados desde a paragem para as férias.
Espero que vos possa ajudar, sei que as férias já terminaram ou estãoa terminar para muitos. Infelizmente o meu passo número 1 ainda não teve início. Fui atacado por uma gripe de verão que ainda não me deixou sair da cama! Contudo estou mais motivado do que nunca e isso é que é importante.
Quem quiser acompanhar mais detalhadamente esta minha sequência, poderá ver via Snapchat (andreborralho) que agora também já está conectado com o blog/facebook e instagram. Por isso quem quiser, já sabe, está convidado.
Resta-me desejar bom regresso ao mundo real a muitos e boas férias a tantos outros,
Um abraço
André
Comentários
Enviar um comentário