NITRITOS CAUSAM CANCRO?
Boas pessoal!
Hoje venho escrever-vos de urgência. Foi o "post" mais rápido e que mais raiva me deu a escrever (e o único).
Estava eu descansado a comer uma sanduíche de fiambre quando a minha avó me liga a perguntar se vi a reportagem sobre "as carnes tratadas".
Epá.. Eu nem sei muito bem por onde começar, mas... Será que os jornalistas de hoje sabem o que andam a fazer? Terá isto como objectivo uma distracção dos mais atentos? Existe noção de tudo o que está em jogo com estas notícias ridículas?
Mas vou-me deixar disso e passar ao que interessa. Eu podia ficar aqui a descrever dezenas de pontos incoerentes de tudo o que analise daquela reportagem, mas vou-me ficar por 3 ou 4.
Antes de mais e não porque seja mais importante, gostaria de saber qual a razão de ser um naturopata a argumentar acerca do consumo de carnes processadas, é que isto nem sentido faz, obviamente que se "a sua ciência" e tudo aquilo em que acredita vai contra o processamento de produtos, nunca na vida uma pessoa com tal posição poderia sequer eventualmente falar menos mal do assunto. Isto é o mesmo de meter um padre a falar sobre o ateísmo.
Em segundo lugar gostaria de perguntar aos entendidos jornalistas da SIC de onde é que foi tirada a ideia de que apenas as carnes processadas ou vermelhas ou o que lhe queiram chamar possuem nitritos?
Não sei se na vossa fantástica pesquisa descobriram ou não, mas se querem tanto falar de estudos, são vários os que afirmam com certeza, que a obtenção maioritária desses monstros que vocês falam advém de vegetais!
E ainda vos digo mais, e só porque sou amigo, se fizerem um prolongamento de cinco minutos à vossa pesquisa vão certamente deparar-se com relatórios da EFSA - European Food Safety Authority, que vos vai mostrar as diferenças astronómicas existentes entre o conteúdo em nitritos de uma porção de rúcula, espinafres, alface vs "hotdog's".
Para vos facilitar a vida ainda vos acrescento que só dos vegetais captamos cerca de... 93% da totalidade de nitritos consumidos diariamente.
Deixo a seguir alguns valores apresentados em p.p.m só para nos rirmos todos um pouco.
Rúcula | 4.677 ppm |
Manjericão | 2.292 ppm |
Alface Manteiga | 2.026 ppm |
Beterraba | 1.279 ppm |
Aipo | 1.103 ppm |
Espinafre | 1.066 ppm |
Abóbora | 874 ppm |
Cachorro quente padrão | 10 ppm |
Se quiserem ainda mais umas informações "porreiras", fiquem a saber que a nossa saliva produz também ela nitritos, que representa cerca de 70 a 90% da exposição diária do nosso corpo a nitritos. REPAREM: a totalidade obtida do consumo alimentar diário representa no máximo 30% da exposição total aos vossos "monstros"!
Havia tanto mais que vos podia falar desta vossa fantástica "reportagem"...
Deixando os nitritos de lado, passam à próxima cena atacando a "difícil digestão das carnes vermelhas" esta foi sem dúvida "a piada mãe". Epá a sério? Então olha, vamos todos deixar de comer grão e feijão, porque se a carne vermelha é de difícil digestão qual será o decreto final da SIC para os alimentos ricos em fibras?
Levando o assunto agora para o que interessa, é verdade que as carnes processadas não são benéficas para a saúde, mas em nada se deve ao facto de serem carcinogénicas mas sim à sua composição nutricional, pois na grande maioria são todos hipercalóricos, e com grandes quantidades de gorduras saturadas. E isso sim é um problema!
Vamos lá a ver se nos entendemos, estamos a falar de estudos de tendência onde se avalia o que acontece numa população que tem um determinado hábito. Não nos podemos esquecer que no passado o café foi quase metido como outro dos vossos "monstros" porque foram feitos estudos de tendência ao consumo do mesmo. O problema é que se esqueceram de outra "tendência", é que quem bebia café fumava um cigarrinho (ou dois)!
Vá pessoal, agora para vocês, comam lá o vosso bife de vaca descansados mas deixem o bacon que isso só vos engorda!
Um abraço,
#somostodosnitritos
André
Grande Blog! Acompanho tudo o que metes... Só é pena não ser mais regular, porque de resto é dos melhores da área, parabéns!
ResponderEliminar