O PRINCÍPIO - APRESENTAÇÃO
Era eu adolescente e já pensava em criar um blog.
A ideia apesar de forte terminava sempre da mesma forma: sem efeito. A razão era simples, não tinha nada que pudesse partilhar para o mundo dos cibernautas.
Hoje, eu André Borralho, agora com 22 anos, decidi que estava na altura de dar início a esta pequena aventura, pois sei e sinto que tenho algo para partilhar convosco.
Como disse, o meu nome é André e sou licenciado em Engenharia Alimentar, pela Escola Superior Agrária de Coimbra. Neste momento prossigo estudos no mestrado de Segurança Alimentar, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Para além disto, encontro-me também agenciado como modelo em Lisboa.
E é aqui que tudo começa.
Sempre fui bastante ligado ao desporto e grande parte da minha vida mantive uma forma física considerada normal. Ao vir estudar para Coimbra, a minha vida alterou-se quase na totalidade, hábitos alimentares errados, noites mal dormidas e vida de sedentarismo passaram a ser a minha nova realidade. Deixei de fazer qualquer tipo de desporto e até à altura nunca me tinha preocupado com a alimentação. Viciei-me em Coca-cola, bebia cerca de 2L por dia (sim, dois litros!), comia tabletes de chocolate às dentadas, (em média uma ou duas por dia) e chegava a ter cerca de 4 refeições por semana no Mcdonald's.
O fim desta triste história sucede-se num país muito bonito: Finlândia.
Estagiei na Finlândia, e lá tudo o que era mau a nível de hábitos alimentares, tornou-se pior!
Posso-vos dizer que no meu primeiro ano de licenciatura pesava cerca de 75 Kg, e que quatro anos depois, pesava 95Kg.
Sempre utilizei as velhas máximas, ou se preferirem, "desculpas esfarrapadas", de que era jovem ou que tinha um metabolismo rápido, ou melhor, "sou alto, não engordo". A verdade é que como já conseguiram reparar pela minha conversa: engordei!
Custei a acreditar e a ver a realidade, mas quando voltei da Finlândia decidi que estava na altura de mudar, ou melhor, de voltar ao normal e tentar ter uma vida saudável de novo. Estava tudo errado, à excepção de ter continuado como não fumador!
Era inadmissível, formado na área alimentar, com tantos conhecimentos sobre as adversidades de uma alimentação errada, mas mesmo assim eu queria e fazia tudo ao lado, ou melhor TUDO ERRADO!
Estava então na altura de mudar. Procurei um ginásio, tudo era novo para mim, nunca tinha entrado em algo parecido com aquilo, máquinas que eu nem sabia que existiam nem que se faziam coisas do género.
Tive a sorte de encontrar um Personal Trainer, que me aconselhou e me ensinou tudo. E quando digo tudo, não são apenas os mecanismos daquelas "coisas" todas. Ele explicou-me (e continua a explicar) como um determinado exercício afecta o corpo, o porquê de certas alterações ou mesmo os detalhes. Tudo isto cientificamente falado na altura. E foi isso que me empurrou, saber que tudo aquilo estava provado! Era como se estivesse em tribunal e as provas estivessem todas em cima da mesa.
Contudo, não foi um processo rápido, a preguiça apoderava-se de mim, e o rapaz atlético e desportista de outros tempos não existia mais. Inventava mil e uma desculpas a mim mesmo para não ir ao ginásio, e nos primeiros 4 ou 5 meses, se fui lá 8 ou 9 vezes, foi tudo!
Mas devagar lá me fui mentalizando que tinha de ser.
Quanto à alimentação, eu não precisava de provas, pois como vos disse, essa é a minha área, e eu já tinha ouvido as "provas" em tantas aulas que a teoria para mim era um facto instintivo. Eu sabia exactamente o que fazer, só faltava pôr em prática.
Foi então que se deu a parte mais importante de toda a minha alteração/evolução, sim porque ainda hoje "estou no processo". Mudar o estilo de vida, não é de um dia para o outro, é uma aprendizagem contínua, onde erramos muitas vezes, mas que com esses erros aprendemos.
O truque foi encarar tudo como uma responsabilidade, tal como um emprego, onde não se podia faltar. Também tive que criar alguma motivação interior, para tal tirei uma fotografia a mim mesmo, onde me ficou estabelecido interiormente que todos os meses ia tirar outra para comparar.
E esta é a minha história, quero acreditar que ainda estou no início e que ainda há um longo caminho a percorrer. Ao longo deste Blog quero contar-vos e dizer-vos um pouco do que sei na tentativa de poder ajudar quem está numa situação como eu estive ou quem sabe até pior.
Tenho como objectivos, para além de um pouco do meu dia a dia, mostrar-vos alguns "truques e dicas" que vos podem ser úteis e ainda alguns estudos com resultados cientificamente testados e provados.
Costumo dizer que estamos na "Era do Fitness" daí ter escolhido este nome para o Blog. Onde vos quero dizer os nutrientes necessários para chegar ao mundo do Fitness.
Comentários
Enviar um comentário