8 TRUQUES PARA EMAGRECER
Muitos, tentaram, tantos outros tentam, mas só alguns saíram vitoriosos desta batalha!
A redução de peso, ou a transformação de massa gorda em magra, é um dos novos objectivos principais deste século. Contudo para quem está a pensar enfrentar pela primeira vez esta batalha desengane-se se pensa que vai ser uma tarefa fácil, pois como muitos dos vossos amigos vos poderão dizer, não é!
Pois bem, é para si, que tenta há anos e não consegue ou para si que está a pensar começar que escrevo este pequeno texto.
1º TRUQUE: Identificar o maior obstáculo:
Mentalize-se de uma coisa: o seu maior adversário nesta batalha é você mesmo. Se pensa que o grande problema serão os ginásios, as máquinas ou os restaurantes fast-food está muito enganado. Tudo se aprende, os exercícios, os cozinhados... Há solução para tudo, menos para a força de vontade e persistência, essas têm de sair de si!
2º TRUQUE: Informe-se com quem sabe:
Duas coisas terão de ser feitas, uma adaptação da sua dieta diária e um plano de treino apropriado para as suas capacidades. Gosto de lhe chamar Reeducação! Lembre-se que não existem dietas, mas sim o que é certo ou errado, obviamente que pode comer tudo, mas quando, a que horas e em que situações? Serão respostas que terá de procurar e aprender com o decorrer do tempo, nunca esquecendo o cuidado a ter com certas e determinadas fontes de informação.
3º TRUQUE: Aprender a ir ao supermercado:
Dois pontos essenciais: Comer antes de ir às compras e levar a sua lista de necessidades bem planificada. Tudo deve ser pensado até ao mais pequeno pormenor. Há quem faça semanal, quinzenal ou até mensalmente. Eu gosto de encarar a alimentação por semana e o treino por mês.
4º TRUQUE: Evite a repetição e o aborrecimento:
Uma coisa vai acompanhá-lo neste novo estilo de vida, a actividade física! Escolha algo que goste, se é um amante de desportos colectivos pratique-os, se quer mesmo assim tonificar mais o seu corpo, precisará de exercícios direcionados para tal. Pode muito bem conciliar os desportos colectivos com o ginásio, Uma semana tem sete dias ! :)
5º TRUQUE: Aprenda a controlar a gula:
Este é um assunto muito importante. Vamos lá aqui esclarecer uma coisa: Ninguém vos diz que não podem nunca mais beber um refrigerante. Já todos sabemos os malefícios do mesmo e as contrapartidas que trazem, mas se muito pontualmente gosta de beber um refrigerante, pode e deve fazê-lo. O grande problema aqui é a definição de pontualmente, se beber uma coca-cola uma vez por mês com certeza que por si só não lhe trará quaisquer efeitos negativos, muito pelo contrário, pode até saciar e evitar qualquer tipo de exagero que possa vir a cometer um dia mais tarde.
6º TRUQUE: Treine com um amigo:
Todos os estudos apontam para a rentabilidade mais do que duplicada do treino acompanhado. Reveja o seu círculo de amigos e procure alguém que esteja na mesma fase do que você, combinem e comecem a treinar!
7º TRUQUE: Castigue os seus erros:
Sempre que faltar ao ginásio, ou que coma algo que não devia, pague uma multa. Segundo um estudo da clínica Mayo nos EUA, todos os desportistas que apostavam tinham uma rentabilidade de treino superior aqueles que não tinham qualquer dinheiro em jogo. No meu caso posso dizer que tenho uma aposta com o meu parceiro de treino para os dias que faltamos ao ginásio! O mealheiro continua a encher , (mas devagar)!
8º TRUQUE: Aponte a sua evolução:
Para mim, um dos mais importantes. Quando começar tire fotos de vários ângulos e faça um estudo do seu estado físico (peso, % água e gordura, IMC...). Com regularidade estabelecida avalie-se novamente e veja a sua evolução. No caso de estar a evoluir, a sua motivação vai aumentar e fazê-lo ver que está no caminho certo. No caso de regredir, permitirá que perceba que algo não está correcto, e poderá assim identificar o factor que faltava para meter a sua evolução em marcha.
Estes são alguns dos truques que vos queria falar. Há mais! Mas ficam para outra altura...
Um grande abraço
André
Comentários
Enviar um comentário