OS MAIORES MITOS DO FITNESS
Olá pessoal,
Hoje tenho uma pergunta para vocês: quem nunca se deparou já no meio de uma discussão que mais parecia um campo de batalha em que cada um tinha e defendia uma teoria diferente sobre determinado assunto?
Pois bem, no "mundo Fitness" essa é uma situação mais que habitual.
Com a facilidade de acesso a informação que a Internet nos dá, torna-se cada vez mais rápido e eficaz investigar determinado assunto, por outro lado, é também mais notória a quantidade de falsa informação a pairar na internet.
O problema é que esta globalização de conhecimento (certo ou errado) funciona como um vírus para o resto das partilhas sociais (TV, rádio, jornais...) que muitas vezes é controlada por alguém que pouco ou nada percebe do assunto que está a tratar.
Quem não ouviu falar do mais recente e grandioso "MISTÉRIO DA PROTA" que a TVI fez questão de apresentar num dos seus guiões de telenovelas?
Mas vá, nem vou pegar por aí para não me exaltar nem alongar muito!
Numa tentativa de desvendar alguns mistérios, hoje apresento-vos uma lista de 6 mitos do "mundo Fitness":
1º MITO: "As mulheres ficam masculinizadas com a prática de exercício físico."
A prática de actividade física é essencial para o bem estar de qualquer ser humano, seja homem ou mulher. Para além de todos os benefícios que trás para a saúde também a parte estética é positivamente influenciada. O ganho de massa muscular não é propriamente uma tarefa fácil, muito menos para as mulheres. Não nos devemos esquecer que a hormona responsável pelo crescimento muscular é a testosterona, hormona essa que os homens têm em quantidades superiores aproximadas de 30 vezes em relação às mulheres.
2º MITO: "Só se emagrece com treino aeróbio."
Apesar de ser o tipo de treino que queima mais calorias durante a prática, a diferença não é assim tanta. Para além disso, a queima calórica em pós-treino é muito inferior à que acontece num treino de musculação. Também o hábito e memória muscular são muito mais eficazes nos treinos aeróbios o que faz com que a queima calórica seja inferior de treino para treino. Algo que também acontece no treino de musculação mas num processo mais lento.
3º MITO: "Não sinto dores, ontem treinei mal."
As dores musculares não passam de micro-roturas musculares. São normais sim, quando se dá início a um novo plano de treino, contudo, com o passar das semanas torna-se normal não se sentir qualquer tipo de dores, o que por si só não indica um mau treino do dia anterior.
4º MITO: "Quanto mais treinar, melhor!"
Quantidade não é qualidade. Não é por estar 4 horas num ginásio a ver os outros treinar que vou acabar por ter uma evolução favorável. Por outro lado, mesmo para quem treina bem e muito, este pode não ser o caminho certo. Se chegar a um nível em que está a treinar mais do que pode e sem o descanso necessário, pode lhe acontecer exactamente o processo inverso, e entrar em "overtraining".
5º MITO: "Quanto mais velho, mais gordo. É inevitável!"
Provavelmente o mais usual e afixado na cabeça das pessoas. O aumento de peso com idade tem a ver apenas com a redução de prática de exercício físico e com a desregulação de ingestão alimentar. Boas práticas de alimentação e uma vida activa não o vão levar com certeza a um aumento de peso corporal.
6º MITO: "PROTA"
Malta, não existe "prota", nem quem anda na "prota", nem os dealers da "prota". Esqueçam tudo isso. Não vou estar aqui a falar outra vez dos benefícios da ingestão proteica novamente. Contudo achei por bem referir novamente, que não há estudo nenhum que refira os malefícios de suplemento proteico isolado para com os rins, fígado, estômago ou intestinos. MUITO PELO CONTRÁRIO! Cada vez mais é aconselhado a idosos, crianças e doentes, a ingestão de suplemento proteico. O que está provado é que até há bem pouco tempo o aconselhamento proteico era muito pouco para as necessidades "do hoje em dia". Esqueçam lá os "negócios da prota", e tentem comer uma dieta variada e rica em proteína , seja ela de peixe, carne, vegetais... tanto faz.
Espero que gostem!
André
Comentários
Enviar um comentário