ACABE COM AS DORES MUSCULARES PÓS-TREINO
Ora boas pessoal!
Cá estou eu de novo, e desta feita, como já vem sendo habitual, trago-vos mais um assunto que me têm pedido para escrever no decorrer do curto tempo de vida deste nosso Fitrients:
DORES MUSCULARES!
Muitos são os que dizem gostar das dores e tantos outros são os que dizem odiar... Mas a verdade é que se conseguíssemos tirar esta "pequena" contrapartida do mundo fitness, a nossa missão seria bem mais fácil.
Pois bem, como vosso amigo que sou, hoje tenho para vocês alguns truques que vos podem facilitar a vida, e de que maneira!!
Para começar e sem me querer alongar muito porque não é sobre isso que venho aqui escrever, convém ter uma mínima noção do que se tratam as "famosas dores":
Por muito tempo pensou-se que a razão das dores era proveniente única e exclusivamente da produção e consequente cristalização de ácido láctico que existe no nosso corpo aquando da prática de exercício físico. Hoje sabe-se que a produção de ácido láctico é responsável sim pela sensação de aquecimento que sentimos no músculo quando o exercitamos e pouco mais que isso, uma vez que esse ácido láctico é rapidamente eliminado pelo nosso organismo.
A razão passa sim por uma reacção inflamatória em resposta às microroturas que são criadas nas nossas fibras musculares, reacção esta justificada em grande parte pela produção de radicais livres durante a prática de exercício físico intenso.
Então mas afinal o que posso eu fazer contra isso? perguntam vocês...
1) INSISTIR: é a primeiríssima coisa a fazer. É essencial não parar. Devemos contrariar e voltar a insistir nesse grupo muscular, mas calma... com uma intensidade mais baixa! Ao forçarmos o exercício no músculo, estamos a provocar uma vasodilatação, activamos a circulação e fazemos com que os músculos afectados recebam uma nova dose de sangue!
2) GELO: este pode bem ser o vosso melhor amigo para este assunto. Estão mais que provados os efeitos do gelo no "combate" às inflamações. Para além disso também tem efeito analgésico!
3)BANHO QUENTE: o aquecimento muscular após a aplicação do gelo, não só aumenta a flexibilidade do músculo como estimula o fluxo sanguíneo! Uma maneira prática de conseguir aplicar estes dois processos é alternar o chuveiro de água fria para quente.
4) BEBA ÁGUA: a ingestão correcta de água durante um treino pode ser o factor essencial para que as dores sejam minimizadas. Para além de evitar todos os malefícios musculares resultantes duma desidratação, a água apoia também na oxigenação muscular, prevenindo as já tão faladas "dores".
5) MASSAGEM: investir numa massagem profissional pode ser a chave do sucesso para muitos que sofrem em demasia com as dores. As inflamações que surgem nas microroturas podem ser "abatidas" pelo massagista, bem como o ácido láctico acumulado.
6) ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: como não podia deixar de ser, "somos o que comemos." Uma alimentação rica em proteína, com consumo de hidratos de carbono antes e depois do treino e regada de vitaminas e antioxidantes podem PREVENIR por completo qualquer tipo de dor que possa surgir.
As proteínas ajudando na reconstrução muscular, os hidratos no fornecimento de energia durante o treino e os antioxidantes no combate à formação de radicais livres.
E pronto malta, é isto. Deixem-se lá de acreditar em tudo o que dizem. Já foram alguns que me disseram que tinham "ouvido falar" em beber água com açúcar para acalmar estas dores... ESQUEÇAM. Se é verdade que há muita gente a pensar isso por aí, então eu garanto-vos que é um mito.
Espero que ajude e que gostem, claro!
Um abraço para todos,
André
Comentários
Enviar um comentário