4 SUPLEMENTOS ALIMENTARES CASEIROS
Boas malta!
Cá estou eu mais uma vez para responder a uma questão de um dos nossos seguidores, questão essa que achei poder ser comum para alguns de vocês.
"Boas André, é possível fazer suplementos alimentares em casa?"
Várias podem ser as razões que levam o consumidor a procurar alternativas aos suplementos apresentados nas superfícies comerciais. Seja por razões económicas, dado aos valores avultados de mercado ou até mesmo por factores de escolha pessoal (procura de produtos biológicos, caseiros, sem lactose ...), a verdade é que já existe um grande número de seguidores desta nova gama de suplementos alimentares caseiros.
Respondendo à questão, não só é possível fazer suplementos alimentares em casa como também podem ser muito eficazes. Há a ideia generalizada que um suplemento para ser chamado como tal, tem de ser algo "industrializado", mas não! Um suplemento alimentar é nada mais nada menos que um género alimentício que se destina a complementar e/ou suplementar um regime alimentar normal. É uma fonte concentrada de substâncias com efeito nutricional que podem ser isoladas ou combinadas.
Por isso não há nada que impeça a produção de um suplemento alimentar caseiro, e por essa razão deixo-vos uma lista de 4 que achei que podiam ser úteis e fáceis de fazer em casa:
1) QUEIMAR GORDURAS - Para queimar gordura é importante ter dois factores em consideração: o primeiro passa por aumentar a temperatura corporal para apoiar a "queima" de mais calorias e o segundo, favorecer o metabolismo corporal intrínseco da gordura com L-carnitina (muito presente em abacates, produtos lácteos e carnes vermelhas).
Ingredientes:
- Meio abacate;
- 1/4 de pepino;
- pitada de sal;
- 10g hortelã;
- 35 ml de leite magro;
- 35 ml de iogurte natural;
- 4 cubos de gelo;
- 1 pitada de malagueta em pó (por cima dos restantes ingredientes previamente batidos).
2) CONSTRUIR MÚSCULO - Para aqui já foi mais que falado neste blog, que o que se deve fazer é usar e abusar das proteínas, já todos sabemos que é esse o caminho, portanto, vou apenas aqui colocaros ingredientes equivalentes a um batido com aproximadamente 22g de proteína:
Ingredientes:
- 80g de requeijão sem gordura;
- 100g de iogurte natural;
- 100 ml de leite magro;
- 1 punhado de mirtilos ou frutos vermelhos congelados.
3) RECUPERADOR ENERGÉTICO (líquido) - Este é mais um assunto muito batido por aqui. Já é conhecimento de todos que após um treino não há nada melhor que uma combinação de 2 para 1 de hidratos de Carbono e proteínas. Um batido com o dobro de Hidratos do que de proteínas torna-se o recuperador ideal pós-treino.
Ingredientes:
- 50ml de iogurte magro;
- 50ml de leite magro;
- 2 colheres de cacau em pó;
- 1 banana;
- 1 pitada de sal;
- uma colher de chá de mel.
4) RECUPERADOR ENERGÉTICO (sólido) - As famosas barritas... Nem todos os suplementos são líquidos, por isso mesmo decidi acrescentar este, que é sólido. Contudo, para quem quer perder peso, não é tão aconselhável como o líquido. Por outro lado, pode tornar-se mais eficaz para atletas que exercitam por longos períodos, como maratonistas por exemplo.
Ingredientes:
- 150g de açúcar amarelo;
- 175g de margarina;
- 2 colheres de extracto de mel;
- 4 ovos;
- 200g de farinha integral com fermento;
- 1 colher de chá de canela;
- 150g de fruta desidratada
Depois de tudo misturado, coloca-se no forno a 160ºC durante uma hora. Por fim corta-se o produto final em formato de "barritas". Cada barra terá aproximadamente 300 calorias.
Espero que gostem e que seja útil!
Um abraço para todos,
André
Comentários
Enviar um comentário