HIDRATOS DE CARBONO À NOITE

Boas pessoal, tudo em forma?

Hoje venho falar acerca de uma questão muito pertinente que oiço bastantes vezes: "Ingestão de hidratos de carbono à noite engorda."

Não foi uma, nem duas, nem três, foram muitas as vezes que já ouvi ou li pessoas que estão completamente focadas nesta "regra de ouro". Pois bem, eu estou aqui para contrariar! Mas calma, antes de passar a explicar, convém dizer que foram muitos os estudos que li e para além disso, posso afirmar que experimentei na minha pessoa a ingestão de hidratos de carbono a todo o tipo de horários que possam imaginar.

Na minha experiência tive o cuidado de manter uma alimentação e actividade física exactamente idênticas durante 3 semanas, variando apenas a hora em que ingeria uma única refeição com hidratos de carbono.

Na primeira semana, a minha ingestão de HC (Hidratos de Carbono) começou "como manda a lei": apenas acompanhava o prato principal com arroz ou esparguete ao almoço.

Na segunda semana, passei a ingerir HC ao jantar, também apenas arroz e/ou esparguete.

Na terceira semana, a minha ingestão de HC passou para uma refeição tardia, isto é de madrugada, onde passei a comer pão integral acompanhado de fiambre de peru.

De notar que a experiência foi efectuada em semanas separadas, isto é não foram semanas seguidas, e que em todas elas me encontrava numa fase de perda de massa gorda.


RESULTADOS
1ª Semana: Peso inicial: 84,3 kg 
                    Peso final:    83,6 kg

2ª Semana: Peso inicial: 84,1 kg
                    Peso final:    81,6 kg

3ª Semana: Peso inicial: 83,7 kg
                    Peso final:    83,0 kg


Como podem reparar, a semana mais eficaz foi realmente com a ingestão ao jantar, algo que justifico com o meu horário de treino, isto é, eu treinei sempre na parte final da tarde, o que fez com que primeiramente fosse para o treino mais leve, que pode levar a um consumo mais elevado de energia.
Por outro lado, sabendo que aquando da minha saída do treino venho com bastante fome, escusado será dizer, que em dias que consumi HC após o treino fiquei mais saciado, não sentido necessidade de comer outras coisas em maior quantidade.
Já na semana final, os resultados não foram os melhores, pois no horário referido encontrava-me sempre com uma fome incontrolável, o que me fez comer tudo o que conseguia naquele espaço de tempo.

Na minha opinião, a ingestão de hidratos de carbono, para uma pessoa que quer emagrecer até pode ser aplicada nas duas grandes refeições, contudo deve ser doseada!
Um factor importante, e se realmente decidir ingerir apenas uma vez por dia, será ter em consideração o seu horário de treino. Assim sendo, se treinar ao final da tarde, o ideal será ingerir os HC ao jantar, se treinar de manhã, com certeza que ao almoço será mais eficaz.
Outro aspecto que acho revelante, é ter em conta que um corte total do consumo de HC pode levar a um transtorno psicológico: mau humor e dificuldade de pensamento rápido são um dos exemplos.

Assim, acho que o ideal será mesmo manter os Hidratos de Carbono na dieta, ou melhor, manter uma dieta equilibrada como manda a roda ou a pirâmide dos alimentos! :)


Fiquem bem !

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O PRINCÍPIO - APRESENTAÇÃO

NITRITOS CAUSAM CANCRO?

Peito de frango em cubos com courgette em leite de coco light