O SONO
Boas malta!
Hoje venho falar sobre algo que tenho andado a investigar bastante: O Sono.
É realmente uma das minhas lacunas. Habituei-me a deitar tarde e a fazer tudo o que preciso de fazer de noite: estudar e fazer trabalhos.
Acreditem ou não, quando o nosso corpo e mente ficam habituados a um determinado horário, torna-se bastante difícil alterar, o que pode trazer consequências nesta experiência fitness, e quando se chega à fase em que me encontro, é realmente crucial perceber onde estamos a falhar e o que podemos melhorar.
Foram já várias as vezes que expliquei o quão importante é um sono correcto para que haja uma evolução muscular correcta. Não se trata apenas de descanso, mas também crescimento.
Ao praticar exercício físico provocamos micro lesões nos músculos, como também gastamos grande parte da nossa energia aquando da execução de um treino correcto. Assim, é fundamental um descanso adequado, não só para recuperar as energias suficientes de modo a aplicarmos uma subida de cargas, no treino seguinte, como também para um tratamento das nossas microlesões.
Contudo, como referi, "não se trata apenas de repouso, mas também de crescimento."
É durante o sono que o nosso corpo liberta a hormona (HGH), destinada ao crescimento muscular, onde necessitamos no mínimo 7 horas de sono, para uma eficácia razoável.
Volto a repetir, este é um dos meus pontos fracos e como tal quero modificar essa situação.
Vou então passar a citar alguns factos interessantes que encontrei em alguns estudos que pesquisei:
- As oito horas de sono recomendadas correspondem a uma média. A necessidade e horas de sono é variável de pessoa para pessoa.
- Temos dois tipos de pessoas: Longsleeper, que tem necessidade de dormir entre 9 a 10 horas por noite e o Shortsleeper, este que, necessita entre 5 a 6 horas.
- Cada pessoa deve passar por cinco ciclos de sono, cada um com duração média de 90 minutos.
- Entre os 14 e os 18 anos as pessoas têm "hipersónia fisiológica", o que implica maior necessidade de sono.
- Se tentar adormecer por meia hora e não sentir sono, não deve permanecer na cama, pois tal comportamento pode gerar ansiedade e inibir o sono. Assim deve levantar-se e realizar uma actividade (ler, por exemplo) até gerar sono.
- Estar ao computador na cama pode atrasar o sono devido à intensidade da luz do ecrã, que provoca a inibição da libertação de melatonina, hormona que promove o sono.
Achei estes factos importantes e curiosos, e posso afirmar que erro em quase todos eles, para começar considero-me um "shortsleeper" e é com muita frequência que estou ao computador antes de dormir. E como se não bastasse, ainda sou daqueles que mesmo sem sono permanece na cama e combate até ao último momento, até que o sono apareça!
Para o próximo ano, quero manter muita coisa, mas há tantas outras que pretendo alterar.
Perseverança, empenho, dedicação e espírito de sacrifício são tudo coisas a manter, contudo, para alcançar o próximo nível, muitas outras têm de ser alteradas e a qualidade do meu sono é uma delas.
Por isso, se querem evoluir e não estagnar, façam uma introspecção e procurem o que estão a falhar, e prometam na passagem do dia 31 para 1 que vão mudar essas mesmas coisas e vão vencer, custe o que custar!
Grande abraço para todos, que tenham um grande ano de 2015!
Que comece um novo ano, com novos e melhores objectivos para todos vocês, campeões.
Comentários
Enviar um comentário