GANHO DE MASSA MAGRA VS PERDA DE MASSA GORDA EM SIMULTÂNEO

Boas Malta,
Um amigo meu colocou-me uma questão, e eu decidi criar um "post" acerca disso, pois acho que mais terão a mesma dúvida. A questão foi a seguinte:

"É possível construir músculo e queimar gordura ao mesmo tempo?"

Comecemos pelo princípio.
Um atleta bodybuilding divide a sua fase de treinos em duas partes: "Off-season" e "Pre-contest". Basicamente, na primeira, o atleta está fora de competição e aproveita para ganhar algum volume para que quando chegue à fase de definição (Pré-contest), antes das provas, não perca tanta massa muscular. Na segunda fase, já em modo de competição, o atleta pretende atingir o topo da sua forma, isto é, reduzir ao máximo a percentagem de gordura e aumentar ao máximo a de massa muscular.

Hoje em dia, já não são apenas os Bodybuilders que praticam exercício numa escala intensiva. Com a "aparição" do Fitness, surgiram novos tipos de atletas e praticantes de exercício físico. Foram então criados termos diferentes, mas para as mesmas situações: "Bulking" e "Cutting"
No mundo Fitness chamamos ao processo de construção muscular de "Bulking", e ao de definição muscular/perda de gordura de "Cutting".

Será então possível fazer Bulking e Cutting em simultâneo?
A resposta é Sim, é possível, mas Sim também é muito difícil.

A lógica é fácil:
Para ganhar massa muscular treinamos com menos exercícios aeróbios e aumentamos a quantidade de calorias ingeridas.
Para reduzir a massa gorda, treinamos com mais exercícios aeróbios e diminuímos a quantidade de calorias ingeridas.

Sendo duas situações exactamente opostas, como vamos nós conseguir fazer em simultâneo? 
Lá está, ninguém disse que seria fácil.

Com um plano Alimentar diversificado com objectivos opostos durante a semana, com um plano de treino dividido em duas/três partes e com um plano de suplementação adequado, podemos chegar ao objectivo.

Vou então dividir por fases:
Fase 1:
Criar um plano de treino que tenha uma parte de musculação e outra parte mais aeróbia. 4 dias por semana de musculação, um dia de treino em circuito, com intensidade elevada. Tentar praticar algum desporto ao fim de semana.

Fase 2:
Aumentar a quantidade total de alimentos proteicos ingeridos e reduzir o número de refeições com Hidratos de Carbono. Em dia de  treino em circuito aumentar o nível de hidratos.
Reduzir ao máximo as gorduras saturadas e aumentar o nível de ingestão de insaturadas.

Fase 3:
Suplementação com proteína Whey e Caseína. As proteínas vão ser as nossas melhores amigas neste processo, por isso, tomar Whey antes e após o treino (30 mins antes de treinar, e imediatamente após). Tomar Caseína antes de dormir, pois esta tem uma digestão lenta (cerca de 7 horas) o que vai possibilitar uma absorção contínua, impossibilitando "horas brancas" (horas sem qualquer tipo de alimento no estômago).

Se o rigor e o empenho forem totais, é realmente possível fazer Bulking e Cutting em simultâneo, contudo, as adversidades são muitas e a paciência tem de ser grande pois é um processo muito mais moroso do que fazer separadamente.
Contudo tem as suas vantagens, onde a principal passa por evitar erros muito comuns de "Bulking", onde as pessoas normalmente acabam por usar como desculpa para devorarem todo o tipo de alimentos que vêm, o que faz com que muitas das vezes acabem por engordar descontroladamente. Uma característica muito comum do Bulking errado, é aquele pneuzito que depois teima tanto em permanecer na  ase cutting.

Concluindo, tanto uma forma como outra são possíveis, e cada uma tem as suas vantagens e desvantagens. Qualquer uma feita de forma correcta pode levar-nos aos objectivos que queremos alcançar! Eu próprio já fiz das duas formas, onde preferi esta "em simultâneo". Exigiu muito de mim, mas os resultados foram mais seguros.

Bom Fim de semana!





Comentários

Mensagens populares deste blogue

O PRINCÍPIO - APRESENTAÇÃO

NITRITOS CAUSAM CANCRO?

Peito de frango em cubos com courgette em leite de coco light