MÉTODO TABATA
Boa noite malta,
Como vos disse este blog é baseado no relato de "auto-experiências", ou seja, tento expôr e descrever aqui os diferentes métodos de treino, planos alimentares e suplementos que aplico em mim mesmo.
Como tal, hoje venho falar acerca de um método de treino denominado de "Tabata".
Muito sucintamente, o método Tabata provém do Japão e foi criado pelo Dr. Izumi Tabata, investigador do Instituto Nacional Japonês de Fitness e Desporto.
Devido aos efeitos fantásticos cientificamente provados, é um método que começa "hoje" a ter alguma preponderância na Europa.
A minha experiência..
Basicamente, estava no ginásio e o meu Personal Trainer propôs-me que experimentasse o método em questão, a um nível elevado.
É importante referir que uma das particularidades interessantes deste método, é que ele "joga" com as intensidades, o que faz com que tenha um leque alargado de exercícios alvo e consequentemente, público-alvo.
Assim, tanto pode ser utilizado com exercícios cardiovasculares como com exercícios de musculação, (sendo o último o meu caso).
O método Tabata caracteriza-se pela aplicação de exercícios intensivos com duração de 20 segundos, intercalados com 10 segundos de descanso, em séries de 8, ou seja repetir cada exercício oito vezes.
Eu treinei, Peito, ombros, tríceps e abdominais, fazendo 5 exercícios de peitoral, 3 de ombros, 3 de tríceps e 3 de abdominais.
Posso-vos dizer que foi o treino mais difícil que já fiz, mas também o mais rentável. Aconselho a toda gente que faça um teste, não precisam de fazer tantos exercícios como eu fiz, como é óbvio.
Para quem tem pouco tempo, ou quem quer perder pouco tempo no ginásio e obter bons resultados, este método é fantástico. Até em casa o podem aplicar, com halteres, ou aplicando apenas o peso corporal (flexões de braços, agachamentos... por exemplo).
Alimentem-se e durmam bem antes de o fazerem :)
Até uma próxima!
Comentários
Enviar um comentário